quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Marketing e os Tipos de Organizações

Por que no Marketing os estudos se voltam apenas para produtos e serviços?
Será o Endomarketing o meio para se atingir todo e qualquer tipo de organização?
Como aplicar o Marketing numa organização empresarial produtora pecuária? As técnicas são as mesmas aplicadas a uma organização empresarial industrial? E nos outros tipos de organizações?

Para todos nós é muito claro o entendimento de que o Marketing é uma ferramenta indispensável para qualquer organização. No entanto, não desenvolvemos técnicas adequadas para a aplicação dessa ferramenta em todos os tipos de organizações.
Comumente dizemos ao pequeno empreendedor que ele deve realizar uma pesquisa de mercado para planejar o desenvolvimento dos seus negócios, mas nos esquecemos de que os seus recursos são extremamente limitados e não oferemos a indicação de processos que podem superar seus limites.
Mesmo para um enorme número de organizações de grande porte entendemos que apenas o entendimeneto dos conceitos de Marketing e a base de suas operações são suficientes para que um profissional especialista realize os ajustes necessários a cada caso.
Quais são os preceitos que devem orientar esses ajustes? Isto é a Administração Contingencial aplicada ao Marketing?
É patente que um profissional bem sucedido numa empresa de grande porte pode ser um desastre para uma organização de médio porte ou simplesmente numa mudança de natureza da atividade da organização.
Estamos certos quando falamos em Marketing Desportivo e nos referimos à divulgação realizada nas camisetas de um time de futebol? Esse não é apenas um dos veículos utilizados para divulgação? O macacão dos pilotos ou suas sofisticadas máquinas também devem ser chamados de Marketing Desportivo ou mais uma vez são veículos? E como fica o Marketing aplicado numa organização desportiva?
Não é nada difícil perceber-se que há algo errado.
Após a realização de muita pesquisa a Academia Brasileiera de Administração apresenta propostas para a revisão dos conteúdos das disciplinas de Marketing, para que sua abrangência seja ampliada e alguns conceitos revistos. É o que podemos chamar de revolução da Administração para o século XXI.

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