sexta-feira, 12 de junho de 2009

Iniciação Científica

As ciências interpretadas como Humanas, quase nada evoluiram em termos de metodologia científica para o seu desenvolvimento.
Apesar do farto material literário e do conhecimento agregado de professores experientes, a Abordagem Sistêmica, por exemplo, se limta a um tópico de Contextualização, sem qualquer estudo ou método para que se identifique as relações e os elementos componentes envolvidos.
Não há qualquer método que possa auxiliar na identificação e estudo da dinâmica de integração do objeto de estudo com outros do mesmo sistema ou de outros sistemas.
Mesmo em sistemas simples a avaliação dessa integração, chamada de contextualização, pode ser complicada e apresentar grandes dificuldades de compreensão.
Ainda pior do que a Abordagem Sistêmica é a ausência da Abordagem Interdisciplinar quase sempre confundida com Abordagem Multidisciplinar. Mesmo professores ainda não fazem clara e correta distinção entre elas. Não havendo clara distinção entre uma e outra, sempre nos envolvermos com a multidisciplinaridade e não com a interdisciplinaridade.

Os estudos e pesquisas sobre a interdisciplinaridade são muito mais tentativas de conceituar seus fatores determinantes. Em aplicações práticas se mostram apenas especulativos, ainda que apresentados por pesquisadores de notório saber científico. Do ponto de vista pragmático a evolução da interdisciplinaridade é nula.
Em qualquer dos segmentos do conhecimento, essas duas ausências fragilizam os resultados e tornam o processo de evolução muito mais moroso.
Não há abordagem científica em qualquer que seja o objeto dos estudos, se não houver abordagem sistêmica e interdisciplinar.
A Academia Brasileira de Administração disponibilizará material absolutamente inédito, contemplando todos esses elementos, conjugando as diversas contribuições dos grandes pensadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário