sexta-feira, 12 de junho de 2009

Empreendedorismo

Um dos grandes problemas pelos quais o conhecimento de Administração está passando, diz respeito a mais um modismo, tendo-se em vista que no Brasil é expressivo o número de pessoas que buscam no ensino superior de Administração, os instrumentos e as respostas para os problemas que enfrentam como micros e pequenos empresários.
Muitas faculdades têm se orientado por um modelo de Plano de Negócios do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas.
Apesar dos bons resultados e do louvável esforço do SEBRAE e das boas indicações sobre negócios a implementar, o sistema apresenta algumas falhas como por exemplo, professores que nunca vivenciaram uma organização desse porte, ministrando aulas muito mais fundamentados em seu senso de avaliação e suposições, do que efetivamente em experiências práticas ainda que de outros profissionais.
O SEBRAE supera essa deficiência assessorando pequenos empreendedores na constituição de suas empresas, o que acaba por proporcionar experiência, sem que se possa assegurar que esse conhecimento é devidamente equacionado e transmitido. No caso das faculdades nem mesmo isso ocorre, embora possam alegar que suas incubadoras proporcionam essas experiências, o que não se dá em função do baixo número de alunos que tem acesso ás incubadodras.
Mesmo sendo elementos de importância para esses empresãrios, o enfoque não é ccompleto dentro das necessidades desses empresários e os expõe a sérios riscos, principalmente quanto à longevidade dessas empresas.
A Academia Brasileira de Administração publicará material que evidencia essas deficiências e apresenta elementos para que os professores possam desenvolver suas atividades em esquema essencialmente prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário