quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Logística e os Tipos de Organizações

A crise econômica atual vem nos evidenciando a vulnerabilidade das organizações empresariais ou não.
Embora fique transparente para o grande público, um dos maiores problemas enfrentados se expressa na Logística das operações das organizações.
Um dos exemplos mais recentes do despreparo das organizações para fazer frente a esse problema, se deu com o Projeto Fome Zero, implementado pelo governo federal. Mas não são apenas as organizações governamentais que enfrentam esse problema, pois a Logística não tem sido objeto de estudos que apresentassem resultados efetivos para o seu desenvolvimento. Muitas faculdades nem mesmo incluem-na como disciplina em seus curriculos escolares.
Agravando ainda mais essa estagnação a Logística vem sendo interpretada apenas como instrumento para administrar a distribuição de produtos, o que no mínimo significa um subdimensionamento da sua amplitude de aplicação, deixando espaços brancos na integração departamental das organizações, sejam elas de que tipo forem.
De que adianta a distribuição dos produtos ser perfeita se não há entrosamento entre a demanda por produtos e a sua fabricação ou desta com a compra de matérias primas e materiais?
No entanto, pouco se fala sobre essa lógica operacional das organizações, conduzindo os administradores ao processo cotidiano de tentativa, erro e ajustes, sempre de custos elevadíssimos e o que é pior ocultos.
Só mesmo quem enfrenta diariamente esses problemas sabe o significado de não existir nada que possa auxiliá-lo nesse processo, constituindo muito mais um processo diário de entendimentos e conflitos que dificultam a funcionalidade e aquecem o clima organizacional.
Atenta aos processos organizacionais a Academia Brasileira de Administração desenvolveu farto material sobre o assunto, que em breve disponibilizará a seus membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário